segunda-feira, 9 de novembro de 2015

DIA DA COORDENADORA

Os alunos do 3º, 4º e 5º anos da Escola Nicolau, fizeram uma homenagem para a coordenadora Carine Dörr das Escolas do Campo.
As turmas arrecadaram um valor simbólico entre os alunos para comprar o presente da coordenadora que foi uma cesta e um pé de coqueiro. 
O grupo de flautas apresentou uma música o "Trem de Ferro", acompanhados pelo professor Daniel. Também teve um lanche coletivo com os alunos, professores, merendeira e a coordenadora.
(Vitor H. Sulzbach e Vinícios G. P.  Frei
Homenagem a coordenadora

Grupo de flauta

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

FOGO SIMBÓLICO

No dia 01 de setembro aconteceu a chegada do Fogo Simbólico no Ginásio da Comunidade Católica de Picada Feijão, o fogo foi trazido pelos atletas do município de Ivoti.
A turma do 5º ano fez uma apresentação de flauta com as seguintes músicas: Estudo 2, Estudo 3 e o Trem de Ferro. Também tivemos a presença dos alunos, professores e equipe diretiva da Escola Guilhermina  que apresentou a música Sonhar do cantor MC Gui.
As alunas do 4º ano apresentaram um poema do Olavo Bilac, sendo que o mesmo foi o homenageado na Semana da Pátria.
Os alunos do Pré ao 2º ano, apresentaram um poema sobre o Chá das Dez.
(Gregory Holdefer e Leonardo de Lima)


Alunas do 4º ano apresentando poesias

Apresentação do grupo de flauta
Alunos da Escola Olavo apresentando

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

SEMANA FARROUPILHA

Na semana Farroupilha os alunos da Escola Nicolau comemoraram esta data com danças, pipoca, roda de chimarrão e um bom almoço.
Comeram pipoca de chocolate, melado e salgada, também fizeram roda de chimarrão e mate doce. 
Opiniões:
"Eu gostei de comer pipoca e de tomar chimarrão com os meus colegas." (Diego Führ)
" O que eu mais gostei foi a comida e as bebidas". (Mathias A. P. Mettler)
"Foi muito legal, porque dividimos a pipoca, o chimarrão e usamos vestimentas gauchescas, também fizemos a roda de chimarrão com os colegas."  (Letícia Thais Dill e Arthur Rauber Sehnem)
Degustando pipoca

PRESENTE PARA OS PAIS

A turma do 5º ano da Escola Nicolau confeccionou um presente legal para os pais. Confira abaixo os cometários dos alunos.
Opinião dos alunos:
"Para presentar meu pai fiz um certificado escrito por mim mesmo e nesse certificado escrevi: "Certifico que o meu pai é o meu melhor amigo. Feliz Dia dos Pais."
O presente foi uma caixinha com brigadeiros que foram feitos com leite moça, nescau e granulado. Também enfeitei a caixinha com cola colorida." (Vinícios Frei)
"No dia dos pais eu fiz um cartão e precisei usar materiais como: giz de cera, caneta, folha, lápis, canetinha, e também fiz 4 brigadeiros.
Para fazer os doces eu precisei de leite moça, nescau, granulado, margarina e leite. Fiz 3 brigadeiros pretos e um branco.
Meu pai gostou muito dos brigadeiros e também do cartão." (Letícia Thaís Dill)
"Para o meu pai eu fiz um certificado, enfeitei, pintei com canetinha e também fiz docinhos uns eram brancos e outros pretos e alguns foram colocados dentro de copinhos de café.
Entreguei para o meu pai e ele ficou feliz." (Gregory Holdefer)
"Para o meu pai fiz um certificado, branquinhos e pretinhos enfeitei as caixinhas com cola colorida para colocar os brigadeiros. Alguns foram colocados em copinhos de café. Entreguei para o meu pai e ele disse obrigado." (Arthur Rauber Sehnem)
"Em sala de aula, a turma do 5°ano, preparou um presente para os pais e fizeram um cartão, negrinhos de chocolate preto e branco.
Escrevemos palavras bem bonitas como: "Pai você é o melhor pai do mundo". Também pintamos um pote quadrado com cola coloridas.
Os negrinhos foram feito com leite moça, nescau e vários granulados pretos, coloridos e brancos. As professoras ajudaram a fazer os negrinhos gostosos." (Diego Führ)
"Para meu pai fiz negrinhos brancos e pretos os negrinhos colocamos dentro de um pote todo enfeitado com cola colorida e também fiz um certificado no certificado certifique que meu pai é o melhor pai do mundo." (Vitor H. Sulzbach)
Alunos com as mensagens para os pais
Doce de chocolate

terça-feira, 8 de setembro de 2015

MAQUETE MOINHO

A maquete foi construída com materiais recicláveis: madeira, papelão, plástico, bolinha de gude, bambu, cola, tesoura, serrote, pedras e palitos de churrasco e palito de picolé.
Na localidade de Picada Feijão tinha um moinho que era uma peça antiga, e por isso escolhi esse lugar, sendo que moro nesta localidade.
Opinião:
"Eu gostei muito de fazer essa maquete porque foi a maior maquete que eu já fiz." (Vinícios. G. P. Frei)
Moinho de Picada Feijão

MAQUETE PÓRTICO DE IVOTI

Para construir o Pórtico foi preciso usar diversos materiais reciclados como: isopor, giz de cera, palitos de churrasquinho, papel, arame, fita, cola e canivete.
Opinião:
"Eu escolhi o Pórtico, porque eu gosto dos detalhes que ele tem e também gosto do relógio." (Letícia Thaís Dill)
Pórtico de Ivoti

MAQUETE CASA ENXAIMEL

A minha maquete foi criada com os seguintes materiais: caixa de papelão, tecido marrom e branco, cola quente, tesoura e a minha irmã Greice me ajudou.
Opinião:
"Eu construí essa maquete, porque no livro de Ivoti a Casa Enxaimel é muito bonita e interessante." (Gregory Holdefer)
Maquete Casa Enxaimel 
A minha maquete foi construída com os seguintes materiais: caixa de papelão, tinta marrom e branca, cola quente e fita. Eu tive ajuda da minha mãe Nair para confeccionar a maquete.
Opinião:
"Eu construí essa maquete, porque no livro de Ivoti ela estava bem bonita  e por isso me interessei." (Arthur Rauber Sehnem)
  
Maquete Casa Enxaimel

MAQUETE DE CARROÇA

A minha maquete é de uma carroça antiga e os materiais que eu usei foram os seguintes: palito de churrasco, cola quente e papelão.
Opinião:
"A carroça foi a coisa mais fácil de fazer e também  porque era bonita e interessante." (Leonardo S. de Lima)
Maquete

Para construir a maquete da carroça foi preciso usar os seguintes materiais: madeiras, lixa, parafuso, cera e prego.
Eu recebi ajuda do meu tio Alexandre, ele me ajudou porque o projeto deveria ter a participação de alguém da  família.
A ideia do projeto das maquetes surgiu a partir da leitura de um livro que fala dos pontos turísticos de Ivoti.
As professoras Roberta e a Caroline dos Santos foram as que começaram o projeto das maquetes com a turma.
Opinião:
"Eu escolhi a carroça, porque é um meio de transporte antigo e aparece no livro em que estudamos." (Mathias Arthur Petry Mettler)
 Maquete

Usei vários materiais recicláveis como: madeira, parafuso, prego e argila.
Meu pai me ajudou a construir a carroça e os bois de canga.
Opinião:
"Eu escolhi essa maquete, porque gostei e não era muito difícil de fazer, assim eu fiz ela com todo capricho." (Diego Führ)

Maquete de carroça puxada por bois

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

FESTA JULINA

No dia 3 de julho teve a festa Julina na Escola Nelda e como de costume as Escolas do Campo realizam as festas juntas.
Lá teve diversas brincadeiras como: pescaria, bolão, cama elástica, entre outras atrações.
Teve apresentações de danças gauchescas e polonesa, também teve premiações da melhor prenda, melhor peão, melhores caipiras, "masculino e feminino".
Teve diversas comidas como cachorro-quente, pinhão, enroladinho, brigadeiro, refrigerante, quentão e pipoca. 
Opinião dos alunos:     
"Achamos a festa bem legal, porque tinha diversas brincadeiras e comidas típicas." (Mathias Mettler e Gregory Holdefer) 
Jogo de bolãozinho
 
Quadrilha
Pescaria

terça-feira, 4 de agosto de 2015

MAQUETE CASA ENXAIMEL

A maquete foi construída com: Caixa de sapato, folhas de oficio, eva, cola, cola quente.
Opinião:
"Gostei de criar essa maquete, porque estudamos o livro de Ivoti e festas antigas. Observei a casa Enxaimel e achei legal." (Vitor H. Sulzbach)
Maquete Casa Enxaimel
A maquete foi feita com Pinha, madeira, tinta e pregos.
Opinião: 
"Escolhi a casa enxaimel, porque nós estudando o livro de Ivoti e eu escolhi fazer a casa Enxaimel." (Vinícius Ferreira)

Maquete Casa Enxaimel

segunda-feira, 22 de junho de 2015

EXPEDIÇÃO INVESTIGATIVA

Os alunos do 3°, 4º e o 5°anos, foram fazer um passeio na terça-feira, na Colonia Japonesa, acompanhados pela professora Daisiane.
Ao chegar no local, esperam o treinador do Tênis de Mesa do Plug, o professor Rodrigo que ensinou técnicas de segurar a raquete, por exemplo: a caneta e o clássico. Também teve treinamento de equilíbrio da bola, picar a bola na raquete e virar a raquete com a bolinha em cima.
Depois os alunos treinaram a sua experiência jogando nas mesas com desafio como: jogar tênis de mesa sentado, com a rede mais alta. No espaço onde foi realizado a atividade tinha 9 mesas.
O professor Rodrigo falou que os alunos podiam participar dos treinamentos no Plug.
Depois lanchamos e nos dirigimos até o Memorial, onde vimos várias coisas como: Espadas Samurai, quadros, colar es de pérolas e também artesanatos.
Comprei um porta objetos de bambu e assinei a lista de presença. (Vitor Hugo Sulzbach)
Explicação do Professor

Tentando jogar

FEIRA DO LIVRO

A turma do 5º ano assistiu um teatro e depois foram na ciranda musical. No final das apresentações fizeram o lanche e visitaram as bancas dos livreiros.
Depois disso, participaram de um bate-papo com o autor André Neves que explicou a diferença entre desenho e ilustração. O livro que a turma trabalhou foi o livro Brinquedos do autor André Neves.
Opinião:
"Adorei a ilustração que o autor fez. E também achei legal quando ele contou um pouco sobre a sua vida. Eu adorei a Feira do livro, tinha 7 barracas vendendo livros de aventura, ação, amor, drama e tinha até revistas de jogos com os DVDs juntos. Eu comprei 2 cartelas com 6 jogos e 6 revistas." (Gregory Holdefer)
"Eu gostei muito dos livros sobre aventuras. Aprendi que não pode-se julgar um livro pela capa, mas como ele é organizado por dentro. Gostei da Feira do Livro." (Vinícios Frei)
"Gostei da ilustração do autor, porque é bem elaborada e como ele ilustra é legal. Teve uma apresentação da peça de teatro da Família Gentil, e gostei da visitação na Feira do Livro." (Vitor Sulzbach) 
Capa do livro

FEIRA DO MEL, ROSCA E NATA

No sábado, dia 30 de maio, a turma do 5º ano trabalhou na Feira do Mel, Rosca e Nata. As Escolas do Campo produziram sal temperado, aromatizantes, bolachas, sabão, entre outros.
As vendas foram boas, o que mais vendemos foi sal temperado, na percepção da turma.
A Feira do Mel já existe há 9 anos, foi para valorizar os produtos coloniais e dessa forma, também quem vive no interior. Percebemos que a programação da feira esta voltada a atrações culturais e turismo rural além da venda de comida.  
Opinião:
"A Feira do Mel, Rosca e Nata foi muito legal, porque ajudei a vender produtos que a turma ajudou a fazer os produtos. Eu me diverti muito." (Vinícios Gabriel Petry Frei)
"A Feira do Mel, Rosca e Nata foi bem legal, porque eu vendi duas coisas." (Vinícius Gabriel Ferreira)
Exposição
Produtos


sexta-feira, 19 de junho de 2015

AROMATIZADORES

As Escolas do Campo fizeram aromatizadores para vender na 9ª Feira do Mel, Rosca e Nata. Foram feitos aromas diferentes como: canela e maça, lavanda e erva doce.
Ingredientes:
* água;
* álcool de cereais;
* essência;
* corante.
Colocar tudo na bacia e mexer até ficar a cor que você escolher. Depois coloque dentro dos frascos.
Opinião:
"Aprendemos a quantidade certa dos ingredientes e as porções que precisa ser colocado nos frascos." (Vitor Sulzbach e Diego Führ)
Aromatizadores

ARKOS

O Arkos é um site de competição de leitura entre turmas do 2º e 5º anos.   
No nível de 5º ano, o aluno ganha mais pontos, pois os livros são mais difíceis. A competição acontece por turmas de todo o Brasil.                      
Na Escola Nicolau, os alunos do 5º ano tem posições do 1º ao 10º lugar. Tem alunos dedicados que se esforçam para alcançar uma boa pontuação na competição de leitura, por exemplo: Arthur - 1º lugar, Letícia - 2º lugar e Gregory em 3º lugar.
A competição começou em março e termina em outubro. 
Segue o link do site: www.arkos.com (Gregory Holdefer e Mathias Mettler)
Página do site 

segunda-feira, 15 de junho de 2015

AES SUL

Numa segunda-feira as turmas do 3°, 4° e 5° ano foram ver o Projeto educar para transformar  da AES SUL, na escola Ildo Meneghetti.
Lá nós assistimos esquetes e íamos com a bandeira laranja até a oficina. Porque cada grupo ganhava uma cor, a nossa era laranja. Tinha muitos territórios como: resíduos, usinas hidrelétricas, usina de energia e poluição.
Cada esquete tinha uma mensagem como: Gaia, uma menina, que ajudou dois mendigos  a reciclar  e falou também  que se jogarem o lixo nas ruas, ele irá para os bueiros e depois ira para o mar. E eles aprenderam que nunca se deve jogar o lixo nas ruas. E ainda tinha mais esquetes como o nascimento da menina Gaia.
No final, voltamos para a escola e recebemos uma revista de atividades sobre o Projeto.
Alunos da Escola Nicolau

Participação dos alunos

Esquete

segunda-feira, 25 de maio de 2015

BIOGRAFIA DE RICK RIORDAM

Eu escolhi o autor Rick Riordam que é norte-americano e nasceu no dia 05/06/1964, em Santo Antônio, Texas, Estado Unidos.
Rick é escritor e ex-professor, o seu ídolo era o escritor Joseph Kooling Schnnider, que escreveu a série adulta Três Navarre e foi publicado 5 livros do Percy Jackson. Ele é conhecido como tio Rick.
Quando o escritor era jovem, leu o volume inteiro das crônicas de Nárnea em um dia.
O escritor é muito respeitado e tem muitos fãs pelo mundo inteiro, devido aos sucessos dos seus livros.
Opinião:
"Adoro os livros dele de mitologia, fantasia e suspense. Comprei um livro do escritor Percy Jackson e os Olimpianos que falam sobre aventura, ação e deuses. Gostei muito dos livros, pois tem meu personagem favorito é o Percy Jackson." (Gregory Holdefer)
Escritor Rick Riordam

Livros

Personagens












segunda-feira, 27 de abril de 2015

ESTUDO SOBRE A PÁSCOA

A turma do 5º ano estudou sobre os símbolos da Páscoa, por exemplo: o ovo, a vela, o cordeiro, a uva, o peixe, o girassol e o sino. Também estudaram como se comemora a Páscoa em outros países como na Rússia e Estados Unidos.
Abaixo segue a escrita dos alunos sobre as atividades realizadas:
"Eu aprendi que a Páscoa é comemorada em vários países, menos na China, porque tem outra festividade que é comemorada na mesma data da Páscoa que se chama Ching-Ming." (Diego Führ)
"Eu aprendi que nos Estados Unidos na Páscoa a brincadeira é rolar o ovo ladeira a baixo." (Vitor Sulzbach) 
"Nas aulas eu comecei a fazer um coelho de pom pom, a professora Caroline pediu para nós trazer casquinhas, para nós enfeitar pintando com tinta e colocando lã e retalhos, depois enfeitamos a sala com uma guirlanda." (Letícia Thaís Dill)

segunda-feira, 20 de abril de 2015

VISITA AO PARQUE JORGE KUHN

No dia 31 de março, as Escolas Nicolau F. Kunrath e Olavo Bilac foram ao Parque Jorge Kuhn, no município de Picada Café, visitar o coelho.
Neste dia, os alunos ficaram encantados com algumas apresentações de mágicas.
Segue abaixo as opiniões dos alunos:
"Nesse passeio gostei dos truques de mágica, porque o que me impressionou foi quando a pomba saiu de trás do quadro!" (Vinícios Frei)
"No passeio que fizemos, eu gostei da mágica da ilusão onde o mágico fazia um monte de ilusões seguidas, também gostei da mágica com um bastão que estava pegando fogo e de repente parou." (Mathias A. P. Metller)
"Na visita ao parque Jorge Kuhn, o que eu mais gostei foi o espetáculo do mágico Michael, porque eu aprendi a fazer mágicas e os truques eram muito magníficos." (Letícia Thaís Dill)
"Eu gostei da mágica que  a pomba sai voando de um quadro quando o mágico bateu no quadro a pomba voou. Achei incrível, porque eu não iria saber fazer está mágica."(Diego Führ)
"Eu gostei da mágica de esconder a garrafa num saco papel e a garrafa sumir." (Vitor H. Sulzbach)
"O mágico fez uma mágica com a imagem de uma pomba, ele bateu atrás do quadro e saiu voando a pomba." (Vinícius Ferreira)

Alunos
Aguardando o coelho
Aluna Letícia ajudando o mágico

BIOGRAFIA DO MAURICIO DE SOUSA

Mauricio de Sousa, filho de Antônio e Petronila Araújo de Sousa. Seu nascimento foi dia 27 de outubro de 1935, tem 79 anos atualmente, e nasceu na localidade de Santa Isabel, SP.
Quando era mais novo procurou emprego em São Paulo, como desenhista, mas só conseguiu uma vaga de repórter policial na folha da manhã.
Maurício criou vários universos de personagens, sendo um deles "A Turma da Mônica".
Últimos personagens que foram inventados por Maurício foi o Neymar Júnior e Chico Bento moço.
"Eu gosto da ilustração de Maurício de Sousa." (Mathias Arthur Petry Mettler)
Turma da Mônica
Mauricio de Sousa

BIOGRAFIA DE JEFF KINNEY

Jeff Kinney nasceu em 18 de fevereiro de 1971, na Alemanha e cresceu na mesma cidade em que nasceu. Atualmente vive nos EUA e tem 44 anos.
O autor escreveu uma série de livros chamado Diário de um Banana, que conta sobre um menino que era um tremendo de um banana, esse menino tinha um diário que escrevia seus segredos. Essa série é muito legal e tem muitos elogios pelo Brasil. 
"Gostei do livro Gota da Água e também do filme Diário de um Banana." (Vinicios Frei)
Coleção de livros
Autor

BIOGRAFIA DO AUTOR JEFF KINNEY

Jeff Kinney nasceu no dia 18 de fevereiro de 1971 na Alemanha, hoje ele mora nos EUA em Maryland. O autor desenvolveu jogos online. Em 2007, lançou a série Drio de um Banana.
"Eu escolhi esse autor porque quando li o livro Diário de um Banana deu vontade de ler mais, os livros são engraçados, amorosos e comediantes." (Vitor Hugo Sulzbach)
Autor Jeff Kinney

BIOGRAFIA DE CRESSIDA COWELL

O livro que li foi da série Como Treinar o Seu Dragão da autora Cressida Cowell. A coleção tem 6 livros. A autora nasceu em 15 de abril de 1966, morreu com 48 anos. 
O nome do seu namorado é Simon Cowell, e dos filhos são: Macie Cowell, Clementina Cowell e Alexander Cowell.
Os livros escritos pela autora são: How to train your dragon e How to train your dragon2 que foram transformados em filmes.
"Estou lendo o livro Como ser um pirata, é muito legal, porque fala de um menino que se tornou herói." (Vinícius Gabriel Ferreira)
Autora Cressida Cowell

Livro

BIOGRAFIA DE JEFF KINNEY

Jeff Kinney nasceu em 18 de fevereiro de 1971. Cresceu na Alemanha, e com 20 anos já tinha escrito o primeiro Diário de um Banana. Aos poucos, o autor foi escrevendo toda a coleção dos livros Diário de um Banana.
"Eu li o Diário de um Banana que fala sobre uma escola e as aventuras que os alunos aprontam. Gostei do livro, porque tem aventuras e é muito bom de ler." (Diego Führ)
Autor Jeff Kinney





Livros


segunda-feira, 30 de março de 2015

BIOGRAFIA DE GAIL HERMAN

Eu escolhi a autora GAIL HERMAN porque eu gosto dos livros do SCOOBY-DOO! Ela é contadora de histórias criativas e consultora de artes. Ensinou contação  de histórias extensivamente em todos os Estados Unidos, bem como na Estônia, Lituânia, Jamaica, Alemanha, Gana, Índia e as Ilhas Virgens.
Além de ensinar para estudantes em escolas e bibliotecas, trabalha com professores e ajuda os profissionais para infundir contação de histórias.
A autora ensina para a Universidade de Lesley, Garrett College e da Universidade Connecticut. GAIL já dirigiu o festival de Alto Tale Mentiroso, por 16 anos.
"Eu gostei do livro do SCOOBY-DOO! Porque adoro os desenhos do SCOOBY-DOO e não perco nenhum desenho." (Letícia Thaís Dill)
Autora Gail Herman
Livro