segunda-feira, 22 de junho de 2015

EXPEDIÇÃO INVESTIGATIVA

Os alunos do 3°, 4º e o 5°anos, foram fazer um passeio na terça-feira, na Colonia Japonesa, acompanhados pela professora Daisiane.
Ao chegar no local, esperam o treinador do Tênis de Mesa do Plug, o professor Rodrigo que ensinou técnicas de segurar a raquete, por exemplo: a caneta e o clássico. Também teve treinamento de equilíbrio da bola, picar a bola na raquete e virar a raquete com a bolinha em cima.
Depois os alunos treinaram a sua experiência jogando nas mesas com desafio como: jogar tênis de mesa sentado, com a rede mais alta. No espaço onde foi realizado a atividade tinha 9 mesas.
O professor Rodrigo falou que os alunos podiam participar dos treinamentos no Plug.
Depois lanchamos e nos dirigimos até o Memorial, onde vimos várias coisas como: Espadas Samurai, quadros, colar es de pérolas e também artesanatos.
Comprei um porta objetos de bambu e assinei a lista de presença. (Vitor Hugo Sulzbach)
Explicação do Professor

Tentando jogar

FEIRA DO LIVRO

A turma do 5º ano assistiu um teatro e depois foram na ciranda musical. No final das apresentações fizeram o lanche e visitaram as bancas dos livreiros.
Depois disso, participaram de um bate-papo com o autor André Neves que explicou a diferença entre desenho e ilustração. O livro que a turma trabalhou foi o livro Brinquedos do autor André Neves.
Opinião:
"Adorei a ilustração que o autor fez. E também achei legal quando ele contou um pouco sobre a sua vida. Eu adorei a Feira do livro, tinha 7 barracas vendendo livros de aventura, ação, amor, drama e tinha até revistas de jogos com os DVDs juntos. Eu comprei 2 cartelas com 6 jogos e 6 revistas." (Gregory Holdefer)
"Eu gostei muito dos livros sobre aventuras. Aprendi que não pode-se julgar um livro pela capa, mas como ele é organizado por dentro. Gostei da Feira do Livro." (Vinícios Frei)
"Gostei da ilustração do autor, porque é bem elaborada e como ele ilustra é legal. Teve uma apresentação da peça de teatro da Família Gentil, e gostei da visitação na Feira do Livro." (Vitor Sulzbach) 
Capa do livro

FEIRA DO MEL, ROSCA E NATA

No sábado, dia 30 de maio, a turma do 5º ano trabalhou na Feira do Mel, Rosca e Nata. As Escolas do Campo produziram sal temperado, aromatizantes, bolachas, sabão, entre outros.
As vendas foram boas, o que mais vendemos foi sal temperado, na percepção da turma.
A Feira do Mel já existe há 9 anos, foi para valorizar os produtos coloniais e dessa forma, também quem vive no interior. Percebemos que a programação da feira esta voltada a atrações culturais e turismo rural além da venda de comida.  
Opinião:
"A Feira do Mel, Rosca e Nata foi muito legal, porque ajudei a vender produtos que a turma ajudou a fazer os produtos. Eu me diverti muito." (Vinícios Gabriel Petry Frei)
"A Feira do Mel, Rosca e Nata foi bem legal, porque eu vendi duas coisas." (Vinícius Gabriel Ferreira)
Exposição
Produtos


sexta-feira, 19 de junho de 2015

AROMATIZADORES

As Escolas do Campo fizeram aromatizadores para vender na 9ª Feira do Mel, Rosca e Nata. Foram feitos aromas diferentes como: canela e maça, lavanda e erva doce.
Ingredientes:
* água;
* álcool de cereais;
* essência;
* corante.
Colocar tudo na bacia e mexer até ficar a cor que você escolher. Depois coloque dentro dos frascos.
Opinião:
"Aprendemos a quantidade certa dos ingredientes e as porções que precisa ser colocado nos frascos." (Vitor Sulzbach e Diego Führ)
Aromatizadores

ARKOS

O Arkos é um site de competição de leitura entre turmas do 2º e 5º anos.   
No nível de 5º ano, o aluno ganha mais pontos, pois os livros são mais difíceis. A competição acontece por turmas de todo o Brasil.                      
Na Escola Nicolau, os alunos do 5º ano tem posições do 1º ao 10º lugar. Tem alunos dedicados que se esforçam para alcançar uma boa pontuação na competição de leitura, por exemplo: Arthur - 1º lugar, Letícia - 2º lugar e Gregory em 3º lugar.
A competição começou em março e termina em outubro. 
Segue o link do site: www.arkos.com (Gregory Holdefer e Mathias Mettler)
Página do site 

segunda-feira, 15 de junho de 2015

AES SUL

Numa segunda-feira as turmas do 3°, 4° e 5° ano foram ver o Projeto educar para transformar  da AES SUL, na escola Ildo Meneghetti.
Lá nós assistimos esquetes e íamos com a bandeira laranja até a oficina. Porque cada grupo ganhava uma cor, a nossa era laranja. Tinha muitos territórios como: resíduos, usinas hidrelétricas, usina de energia e poluição.
Cada esquete tinha uma mensagem como: Gaia, uma menina, que ajudou dois mendigos  a reciclar  e falou também  que se jogarem o lixo nas ruas, ele irá para os bueiros e depois ira para o mar. E eles aprenderam que nunca se deve jogar o lixo nas ruas. E ainda tinha mais esquetes como o nascimento da menina Gaia.
No final, voltamos para a escola e recebemos uma revista de atividades sobre o Projeto.
Alunos da Escola Nicolau

Participação dos alunos

Esquete